“Duas coisas me enchem de espanto e admiração: o céu estrelado fora de mim e a lei moral dentro de mim.” (Kant)

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cuba serve como abrigo para piratas de Internet



O presidente cubano Raul Castro declarou que não vai se opor aos grupos que mantém redes ilegais de troca de arquivos pela internet. No último semestre, vários servidores localizados na ilha caribenha passaram a se tornar o centro de operações para sites que distribuem filmes, músicas e programas de computador copiados sem a devida autorização de seus proprietários.

Devido ao embargo econômico que vem sofrendo há décadas, Cuba nunca ratificou nenhum tratado de combate à pirataria ou reconhecimento de patentes e direitos autorais. A própria rede estatal de TV reproduz filmes e programas internacionais sem a autorização de seus proprietários, como o fez recentemente com o filme “Fahrenheit 9-11”, enquanto ele ainda estava sendo exibido nos cinemas americanos.

Diante das perseguições que vêm sofrendo nos EUA, Europa e Ásia, os responsáveis pelos maiores sites de trocas de arquivos uniram forças e viabilizaram a instalação de um pequeno data-center em Havana, onde vêm sub-locando espaço para qualquer interessado em distribuir arquivos sem serem perseguidos pelo FBI. Dezenas de milhares de dólares em doações e equipamentos usados possibilitaram a realização do projeto, que aumenta significativamente os recursos computacionais cubanos e ramifica a rede por todo o seu território.

As autoridades cubanas já foram alertadas pelo governo americano que tais práticas poderiam ser consideradas ilegais, fazendo-os sofrer sérias sanções. Mas como toda a estrutura de internet da ilha não usa nenhum backbone americano (um link com o México e outro com a Venezuela garantem a conexão da ilha com o mundo), as ameaças de isolamento do mundo virtual são menos preocupantes do que as que os cubanos já sofrem no mundo real. "Então foda-se."

O problema vai ser deixar todos os escândalos produzidos pelos políticos brasileiros, isso é perder muito material para escrever. Vamos ter que levar o PT e o PSDB para lá. Pensando bem acho melhor não já imaginou o Lula ou o Serra presidentes de Cuba.



PS: Essa obra também é mera ficção!



(Depois do Marco Civil acho que vou ter que me mudar para lá)

Nenhum comentário: