“Duas coisas me enchem de espanto e admiração: o céu estrelado fora de mim e a lei moral dentro de mim.” (Kant)

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Celulares no RJ vão ganhar serviço de alerta para tiroteios

Uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos para celular, que não se chama "na hora", vai lançar um novo serviço pela internet para alertar os cariocas em tempo real sobre as áreas de risco da cidade. Inspirado nos alertas de trânsito, que informam a melhor rota para fugir de engarrafamentos através de câmeras e boletins periódicos, um site especial vai sugerir o itinerário mais seguro para quem estiver circulando pelas ruas de madrugada ou em qualquer hora do dia.

O serviço classificará vários pontos da cidade com um código de cores. Verde para “livre de problemas”, amarelo para “atravesse com cautela” e vermelho para “evite esta área”. A cada momento as cores de um local podem ser modificadas, baseadas nos pedidos de auxílio à polícia registrando tiroteios ou assaltos na área. “O sistema será completamente integrado com o telefone de emergência 190, graças a uma parceria que firmamos com o secretario de segurança. Assim que um atendente registrar a denúncia de uma falsa blitz em uma avenida, por exemplo, ele a marca como ‘código vermelho’ até que a polícia vá até o local averiguar o fato”, explicou Rafael Coutinho, responsável pela concepção do projeto. A radiofrequência da polícia também será monitorada por operadores do sistema, que modificarão os boletins ao sinal de qualquer problema.

Os informativos não serão acessíveis apenas através do computador. Para o serviço se tornar realmente efetivo, foi desenvolvida uma plataforma para acesso das informações via telefone celular. “Não é necessário que o telefone seja muito moderno. Basta que ele conte com a possibilidade de enviar torpedos SMS, ou seja, 95% dos aparelhos atualmente em uso”, garante Rafael. “Além disso, podemos ser acessados por qualquer usuário, independente de sua operadora”, completa.

Animada com esta nova plataforma, a empresa, que não é a "na hora", já está estudando maneiras de agregar valor ao serviço, como por exemplo um alerta via SMS emitido sempre que alguma área cadastrada pelo cliente como parte de seu “itinerário comum” registrar uma mudança em sua situação de segurança.



(Esta obra é mera ficção)


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